quinta-feira, 22 de outubro de 2009

ÁREA DE ATUAÇÃO:

A área de atuação do Biomédico é ampla.A profissão oferece uma grande série de opções e oportunidades.Uma atividade de destaque é no ensino, onde o profissional forma e prepara acadêmicos para o exercício da carreira.Outro setor de grande atuação do Biomédico é na pesquisa, cujo objetivo é desenvolver e implantar novas tecnologias nas universidades e laboratórios. Pesquisadores brasileiros da área de Biomedicina têm se destacado em estudos de repercussão mundial, como oProjeto Genoma Humano. Também é papel do pesquisador Biomédico testar aeficácia de substâncias já existentes no mercado.O profissional da Biomedicina ainda pode atuar nos campos da análise ambiental,microbiologia, citologia oncótica, parasitologia, imunologia, hematologia, bioquímica, biofísica, banco de sangue, virologia, fisiologia (geral e humana), saúde pública, radiologia, imagenologia, análises bromatológicas, microbiologia de alimentos, histologia, patologia, acupuntura, genética, embriologia, reprodução humana assistida, farmacologia, psicobiologia, biologia molecular,informática de saúde, anatomia patológica, sanitarista, toxicologia e perfusão extracorpórea.

Também há espaço para o Biomédico trabalhar nas indústrias (na produção de soros, vacinas, reagentes etc) e no comércio (assumindo a responsabilidade técnica de empresas que comercializam insumos e equipamentos para laboratórios de pesquisa, de ensino e de análises
clínicas).
Mas é a área das análises clínicas a mais procurada da Biomedicina. No Brasil, 80% dos profissionais Biomédicos trabalham no setor.
Existem em todo o País cerca de 2 mil laboratórios de análises clínicas, cuja responsabilidade técnica é exercida por Biomédicos. Há no Brasil, hoje, mais de 20 mil profissionais Biomédicos em atividades.
Fonte: Livro do Biomédico

Nenhum comentário:

Postar um comentário